SANTA TRADIÇÃO




O permanente na vida do Povo de Deus se chama Santa Tradição. A Santa Tradição do Antigo Testamento se expressa na Bíblia naquilo que permanecerá na vida do povo de Israel até o nascimento de Cristo. Esta Tradição se cumpre, se completa e transcende na época do Messias e na Igreja Cristã.

A Tradição Neotestamentária ou Tradição Cristã, também é chamada de Tradição Apostólica e Tradição da Igreja. A parte central escrita desta Tradição se encontra nas Escrituras do Novo Testamento. Os Evangelhos e os outros escritos da Igreja Apostólica formam o coração da Tradição Cristã, e são as principais fontes escritas de inspiração de tudo o que se desenvolveu nos séculos seguintes.

Esta Tradição foi passada de povo a povo, no espaço e no tempo. A palavra Tradição, em si, significa exatamente isso: "transmitido, entregue” de pessoa a pessoa. A Santa Tradição, portanto, é aquilo que se transmite de pessoa a pessoa, e que foi entregue dentro da Igreja desde os tempos apostólicos até os nossos dias.

Ainda que esta Tradição contenha muitos documentos escritos, não se limita somente a eles, não é unicamente um corpo literário. É em si, toda a vida e experiência da Igreja transferida de lugar a lugar e de geração a geração. A Tradição é a vida da Igreja, inspirada e guiada pelo Espírito Santo.

No entanto, o que se encontra na Igreja pertence a sua Santa Tradição, pois no todo, o que se faz na Igreja é obra do Espírito Santo e pertence essencial e necessariamente ao Reino de Deus.